Sobre nós


Somos um grupo de filósofos que se interessa pela genuína investigação filosófica nas mais diversas sub-áreas da filosofia. Neste blog, Investigação-Filosófica, divulgamos artigos, traduções, resenhas, diálogos e respostas a questões filosóficas interessantes, além de notícias importantes na área da Filosofia.


ESTES SOMOS NÓS



Ítalo J. S. Oliveira: Bacharel em direito pela Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrando em direito, pela mesma instituição, na linha de filosofia do direito. Minha monografia de graduação, disponível na internet, tem como título "Richard Rorty e a Filosofia do Direito: um guia para teóricos do direito". Meus interesses filosóficos atuais estão centrados na história do problema do conceito do direito, além de me interessar por lógica, filosofia analítica e pragmatismo."


Lucia Helena Silva-Clark: Dasein Professora de Estudos Religiosos e Filosofia. Cientista Social, Licenciada em Educacao (PGCE) no Instituto de Educacao de Londres e bem formada pelo glorioso Instituto de Filosofia e Ciencias Sociais da UFRJ.


Luis Rosa: Um agente cognitivo na busca desenfreada por padrões de racionalidade.

Luiz Helvécio Marques Segundo: Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestrando em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Seus interesses principais são em filosofia geral da ciência, especialmente o debate realismo/antirrealismo. Atualmente, em seu projeto de mestrado, sob a orientação do Prof. André Abath, examina até que ponto a adoção de um enquadramento epistemológico externista torna cogente a defesa explicacionista -- i.e., com base nas inferências a favor da melhor explicação -- do realismo científico.


Luiz Menezes: Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica (PPGLM/UFRJ), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e graduação em Comunicação Social - Faculdades Integradas Hélio Alonso (2006). Tem experiência nas áreas de Filosofia com ênfase em Filosofia Antiga e Filosofia Política; e Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGLM/UFRJ).


Mayra Moreira da Costa:  Licenciada em Filosofia pela UFOP e mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pelo programa de Pós - Graduação em Filosofia da UFMG. Atualmente doutoranda em Lógica, Ciência, Mente e Linguagem pelo programa de Pós - Graduação em Filosofia da UFMG. Atua principalmente nos seguintes temas: Introdução à Filosofia, Introdução à Lógica, Lógica Modal, Metafísica da Causalidade, Metafísica do Tempo e Filosofia da Física.



Pedro Vasconcelos Junqueira Gomlevsky: Sou Licenciando em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Venho desenvolvendo um projeto de iniciação científica sobre metafísica com o Professor Fernando Rodrigues, onde busco defender uma concepção materialista e processual da realidade. Meus maiores interesses são Metafísica e Ética. 



Rodrigo Reis Lastra Cid: Sou bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre em Lógica e Metafísica pelo Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorando em Lógica e Metafísica pelo Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-professor de Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Meus interesses filosóficos abrangem muitas áreas. Na graduação, minhas duas primeiras pesquisas de iniciação científica foram uma em metaética, com a orientação do prof. Mário Nogueira, estudando o quasi-realismo moral desenvolvido por Simon Blackburn, e outra em metafísica da modalidade, com a orientação do prof. Desidério Murcho, investigando um certo tipo de determinismo, chamado "determinismo modal". Extra-oficialmente,  ainda na graduação, estudei Wittgenstein e Moore com a orientação do prof. Sérgio Miranda. No mestrado, investiguei o estatuto metafísico das leis naturais, com a orientação do prof. Roberto Horácio Sá Pereira. E agora, no doutorado, investigo o estatuto modal das leis naturais, com o prof. Guido Imaguire. Além disso, envolvo-me também com o estudo filosófico do espaço, do tempo e da continuidade da matéria, tal como também com a filosofia da religião e com as relações internacionais.

Teresa Marques: licenciou-se na Universidade de Lisboa, fez o mestrado na Universidade de St. Andrews e doutorou-se na Universidade de Stirling. Especializa-se em filosofia da linguagem e lógica filosófica. Publicou artigos sobre a negação, o princípio de bivalência e paradoxos, sobre referência singular e pensamentos dependentes do objecto, sobre o debate entre o contextualismo e o relativismo semânticos, o desacordo, e sobre a diferença entre conteúdo semântico e força ilocucionária. Foi conferencista convidada em universidades em Espanha, Itália, Suécia, Estónia, Brasil, França, Reino Unido e Portugal. Teresa dirige um projecto português financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia integrado no projecto colaborativo europeu "Communication in Context", do programa EUROCORES EuroUnderstanding da European Science Foundation (ESF), e é com João Branquinho co-directora da revista internacional de filosofia Disputatio, classificada B tanto pela lista de revistas filosóficas da European Science Foundation como na lista do Australian Research Council. Entre as disciplinas que lecciona encontram-se Ética, Filosofia da Linguagem, Lógica, Lógica Filosófica e Fundamentos da Ciência Cognitiva. É actualmente investigadora auxiliar na Universidade de Lisboa.

Tiago Luís Teixeira de Oliveira: Sou bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Minas Gerais desde 2005, mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor do Colégio Santo Antônio e do Colégio Sagrado Coração de Jesus, ambos em Belo Horizonte. Na graduação desenvolvi uma pesquisa em antropologia filosófica com o tema "a intersubjetividade em Martin Buber" sob a orientação do professor Amauri Carlos Ferreira (PUC-MG). Atualmente pesquiso na área de lógica e filosofia da ciência, participo de um grupo de estudos em filosofia da ciência com a professora Patrícia Kauark Maria Leite (UFMG) e, sob sua orientação, estou escrevendo a dissertação com o tema "A mudança nas ciências segundo Paul Feyerabend". Minha pesquisa atual é uma discussão sobre o problema do método e do progresso científico confrontados com a visão não ortodoxa de um físico e filósofo da ciência contemporâneo. Além da ciência, interesso-me por epistemologia, ética e religião.


Pesquise artigos filosóficos na internet

Loading