segunda-feira, 19 de maio de 2014

O estado da educação nas faculdades de direito do Brasil

As duas primeiras faculdades de direito do Brasil, uma em São Paulo e outra no Recife, acomodaram algumas personalidades brilhantes da cultura e história brasileira, inclusive filósofos como Tobias Barreto e Sílvio Romero, que fizeram parte de um importante movimento intelectual conhecido como "Escola do Recife". Hoje, no entanto, nem essas faculdades de direito nem outras faculdades de direito Brasil são ambientes propícios para formar indivíduos influentes na cultura e na sociedade. Ao contrário, tornaram-se meras fábricas de diploma.

Muitas outras questões poderíamos levantar sobre o estado da educação nas faculdades de direito do Brasil, incluindo as pós-graduações: O que tem sido feito por alunos e professores dessas instituições de ensino? Como anda a produção acadêmica? Os melhores pesquisadores brasileiros da área têm alcançado alguma repercussão internacional? Que iniciativas interessantes existem dentro da área? Entre outras perguntas.

Questões como essas são respondidas no texto abaixo, de minha autoria, publicado no blog do professor Adonai Sant'Anna - que, aliás, já escreveu sobre a repercussão internacional da produção filosófica brasileira. Penso que o assunto é da maior importância para a melhoria da área jurídica no país. Eis o link: