terça-feira, 6 de agosto de 2013

Desafio Sherlock Holmes por Blog IF & Coquetel

Prezados leitores do Blog Investigação Filosófica,   

É com grande prazer que anunciamos a promoção conjunta do Blog IF e da Coquetel. A editora está lançando uma coleção de livros do Sherlock Holmes sobre dedução e raciocínio lógico e deseja premiar os nossos leitores mais astutos. Propomos uma série de 3 desafios mentais. O primeiro que responder a qualquer um dos desafios recebe um dos livros da coleção gratuitamente em sua casa. O primeiro desafio foi sugerido por membros do blog e os outros dois serão retirados dos livros A arte de dedução de Sherlock Holmes.





Enigma 1

Há uma série de puzzles clássicos envolvendo um tipo de cenário propício para raciocínios dedutivos. Em tal cenário, há dois tipos de personagens cruciais para a formulação dos enigmas lógicos: um grupo de personagens que somente fala verdades e um grupo de personagens que somente fala falsidades. Na literatura de língua inglesa, chama-se personagens da primeira categoria 'Knights' e personagens da segunda categoria 'Knaves'. Aqui, chamaremos os primeiros de 'Veritosos' e os outros de 'Falseosos'. Veritosos sempre falam a verdade, Falseosos sempre mentem. Ao lugar habitado por estes tipos de sujeitos, e somente tais tipos de sujeitos, chamaremos 'Ilha dos Extremos'. Aqui está um exemplo de puzzle neste cenário:


Você está na Ilha dos Extremos e encontra um habitante da ilha, mas não sabe dizer se ele é um Veritoso ou um Falseoso. Que pergunta você pode fazer a ele para descobrir em qual categoria ele se encontra?

Note que, se você perguntar a este habitante: "Você é Veritoso?", ele vai responder afirmativamente, não importando a qual categoria ele pertence. Se ele é Veritoso, ele sempre diz a verdade, e responde "Sim, sou Veritoso" neste caso. Se ele é Falseoso, ele sempre mente, e igualmente responde "Sim, sou Veritoso" neste caso. A solução consiste em fazer uma pergunta sobre a qual você já sabe a resposta. Por exemplo, você pode perguntar: "É verdade que estou lhe fazendo uma pergunta?". Se o sujeito responder "Sim" ele é um Veritoso, se responder "Não" é um falseoso. 

No que segue lhes apresentamos um caso em que Sherlock Holmes e John Watson vão para a Ilha dos Extremos:

Sherlock Holmes e John Watson foram chamados para investigar um assassinato na Ilha dos Extremos: um lugar em que, para todo habitante, ou ele sempre fala algo verdadeiro, ou ele sempre diz algo falso. A missão de Holmes é descobrir se dois suspeitos que habitam a Ilha, Mori e Art, são ou não os assassinos, sendo que ambos afirmaram ter cometido o crime. Durante o interrogatório, Mori diz o seguinte: "Pelo menos um de nós não é o assassino". Holmes diz sem embargo: "Não precisam dizer mais coisa alguma. O caso está resolvido." Watson pergunta a Holmes um pouco confuso: "Como descobriu tão rápido, Holmes?" Holmes responde: "Elementar, meu caro Watson...". 

E você, caro leitor, sabe como Holmes chegou a uma conclusão? O primeiro a solucionar e explicar corretamente como Sherlock desvendou o enigma receberá o livro "Aprenda a pensar como Sherlock". Assim que for pertinente, estaremos postando aqui a solução.

[Desafio criado por Luis Rosa e Mayra Moreira.]

Envie sua solução do enigma para ifilosofica@gmail.com

Outras publicações da Coquetel: http://coquetel.uol.com.br/